BRASIL · 03/04/2025
Diamante Verde, o Senhor Goiás.
Um texto a mim confiado, que mais parece uma profecia; o texto é do saudoso jornalista Semi, com quem tive o privilégio de compartilhar momentos políticos e de redação. Foi em 2019 que ele deu sua bênção ao Tribuna Livre Goiás, na sua abertura.

Por Hemerson joca
A vida pública é, em sua essência, uma enorme e repleta mesa de gemas preciosas ou não, brutas e em lapidação permanente e constante, onde xistos, pedregulhos e as maiores e mais refinadas gemas se misturam e sofrem a ação inexorável do buril lapidário da história, a democracia.
Neste exercício permanente de lapidação e polimento a que são submetidas todas as pedras da vida pública, os calhaus e as pedras menos resistentes e sem brilho são direcionadas as funções menos nobres, ao silêncio dos alicerces das construções, ou quando ainda não tem a grandeza adequada, àmassa pouco significante do concreto. Entretanto as peças que no decorrer do exercícioda vida publica mostram dureza, resistência, potencial de valor e qualidades especiais, a estas, as qualidades, o brilho, as mais emolduradas facetas vão sendo trabalhadas e polidas para ampliar lhes o brilho e ressaltar inda mais o valor.
Das entranhas das terras de Goiás a história vem expondo brilho, dureza e qualidades de uma gema que na mesa das pedras da atualidade no Brasil tem mostrado o brilho que tem encantado a todos, a dureza e a resistência tão esperada pela maioria e tem a cor das entranhas da terra de Goiás.
Uma gema que nos embates do buril da vida publica nunca demonstrou fragilidade ou subserviência, nunca cedeu de seus propósitos e de seus compromissos, nunca se calou ou omitiu, não renunciou a seus propósitos ou princípios em favor de algo que não fosse o melhor para todos, foi e é fiel a suas causas e principalmente a verdade e a dignidade.
Quando os martelos da traição e da covardia, na oficina da lapidação democrática, bateram lhe com a força do ódio e da irresponsabilidade, sua dureza e retidão de essência responderam com a mais sólida vitória política contemporânea, demonstrando brilho ainda maior.
Com o brilho da indignação para com o desrespeito à coisa publica nos olhos e a coragem de quem traz uma trajetória absolutamente limpa, eis a pedra, eis o Diamante Verde das entranhas de Goiás, do ritmo sertanejo, da agricultura de precisão, do desenvolvimento sustentável na produção rural, da segurança jurídica no campo, da construção de um Brasil digno e honrado, sem corrupção, sem bandalheira, com progresso e desenvolvimento para todos.
Eis o senhor Goiás, governador Ronaldo Caiado, este representa a essência da goianidade.
Tags:
Leia também







